Saturday, June 14, 2008

Culpada ?


Estive pensando ... logo de cara achei que a Iziane estava muito, muito errada a respeito da postura que adotou ao discutir com o técnico Paulo Bassul e se negar a voltar a quadra quando foi requisitada... continuo pensando ... mas já não sei se dá para crucificá-la mais tanto assim. A minha idéia a respeito começou a mudar quando li o que ela disse sobre o episódio :

"Eu me arrependo, sim, porque é uma situação ruim pra todo mundo. Pra mim, pra elas, para o basquete. Mas não dá pra voltar atrás", disse ela, que disse ter consciência de que a decisão pode tirá-la das Olimpíadas se o Brasil conseguir a vaga."Eu sei disso, mas infelizmente a gente tem que abrir mão de coisas maiores para ser feliz. Meu ideal de vida é ser feliz. Eu gosto de estar em uma situação em que eu me sinta bem. Com ele (Bassul) no comando, eu não vou ficar feliz. Não quero mais isso pra mim." Admirável ! Poucos, pouquíssimos tem a coragem que ela teve ao tomar a decisão. É culpada ela por tomar uma atitude que a deixará mais feliz ? E quem é que vai criticá-la ? Quem nunca a viu jogar antes da seleção, quem nunca a acompenhou em um campeonato regional ? Quem nunca a apoiou em nenhum momento de menos destque de sua vida ? São essas as pessoas que agora criticam a atitude da atleta de "abandonar" a seleção ? Quantas vezes o Brasil não a abandonou ? Quantas vezes ela teve de optar por largar família, o ambiente de que gosta, tudo isso para mudar de país e buscar melhores condições de trabalho, porque o País dela não foi capaz de fornecer condições e oportunidades para que ela fizesse o que gosta ? Agora essas pessoas que acham normal tudo isso vem criticá-la pela atitude tomada ? Hipocrisia, chega de hipocrisia. E Iziane, é isso mesmo... seja feliz !!

Porque estou abandonando o futebol


O futebol cada vez me deixa com menos esperança nas pessoas. Pessoas de forma geral, torcedores e as que fazem os torcedores serem torcedores. A transformação do simples esporte em algo com que se brigue, se bata e se mate é para minha mente inconcebível de ser compreensível. Falarão os mais apaixonados que o futebol é mesmo "incompreensível, é mesmo difícil de entender o tamanho desse amor", entre outras grandes bobagens. Pura babozeira, asneira, para ser o mais suave possível. Isso pra mim é sim alienação, falta total de concepção do ambiente e da situação que se vive, e por ser mais fácil entender de futebol, falar de futebol passamos então a colocar isso como o assunto principal. A tradução disso é incapacidade de lidar com outros assuntos que realmente mudariam nossas vidas. A pior coisa do Brasil é o futebol, é o que aliena é o que nos deixa mais burros, é que faz mortes serem justificadas, é o que faz com que mais dinheiro seja desviado de várias formas. Hoje em dia todos se perguntam e questionam a atitude dos torcedores alucinados que exigem vitória de seu time, sem ao menos imaginar que existe a possibilidade de outro resultado. Questionam como pode um torcedor ir colocar o dedo em riste na cara de um jogador e jurá-lo de morte se ele não marcar gol, se o jogo não for ganho. Curioso é que quem hoje questiona essas atitudes são os mesmos que fizeram com que o futebol fosse mais que um esporte para os torcedores, fizeram com que o futebol fosse transformado num escape de uma vida sem futuro, de uma vida onde não se tem emprego, não se tem comida, não se tem esperança, a não ser a esperança que o time ganhe. A culpa disso tudo é sim da mídia especializada que transformou o futebol o fato mais importante da vida das pessoas - E NÃO É !! E agora essa mesma mídia fica questionandocomo é que a torcida pode ser tão agressiva, exigir tanto os resultados a qualquer custo. Quanta hipocrisia. Quanta !!! É por isso, por não me sentir parte desse mecanismo, por não me sentir a vontade alienando as pessoas, por não achar que o futebol é o que há de mais importante na vida das pessoas que digo .. futebol ... vá pra puta que pariu !!! Adeus futebol !