Sunday, October 15, 2006

E a ONU ? O nu perante os EUA !








O mundo caminha em direção a uma 3a Guerra mundial. E a ONU tem sim grande parcela de culpa nisso. Por tem pesos e medidas diferentes para os países que remam contra a maré imposta pelo País dela mandante, os Estados Unidos. Sim, também é verdade que a ONU faz também muitas, inúmeras outras ações ótimas visando a paz, mas o detalhe é que quando há interesse norte-americano na parada essa meta é colocada como segundo objetivo. Vejamos num passado recente, a ONU, alertada pelos Estados Unidos, enviou técnicos para investigação em território iraquiano afim de encontrarem suspostos laboratórios de material nuclear. Algo foi encontrado ? Não ! O Conselho de Segurança da ONU votou contra então uma ofensiva militar norte-americana pra cima do Iraque. Os Estados Unidos ligaram pra isso ? Não ! Invadiram e tocaram um F* para a ONU ? Sim ! O que a ONU fez como punição aos Estados Unidos por terem desobedecido um desejo do Conselho de Segurança ? Nada ! Pois bem, ajoelhe ONU ! Agora a Coréia do Norte que declaradamente tem poder nuclear faz testes.. ah... e é proibida pela ONU, por que ? Por que os Estados Unidos podem ter armas nucleares e a Coréia não ? O que faz do insano Estados Unidos um país sóbrio ? O que faz deste país de psicopatas, de adolescentes pertubados psicologicamente, burros por despreparo e desinteresse mundial um país justo ? O que faz dos Estados Unidos o país que pode ter essas armas ? Estou com a Coréia, se eles podem, eu também posso ! Daí, vem a ONU e impõe punições à Coréia por desrespeitar o desejo do Conselho de Segurança (afinal, Segurança de quem ? pra quem ?), e contrariar a proibição dos testes.
Vamos lá, seguem informações retiradas da "Folha de S. Paulo"

O texto que prevê as sanções foi redigido pelos Estados Unidos, mas no início houve desaprovação de russos e chineses.
Versões anteriores do texto, que previam medidas mais duras, foram barradas pela Rússia e pela China, que defendem uma resposta moderada às ambições nucleares norte-coreanas.
A resolução 1718 exige que a Coréia do Norte elimine completamente seu arsenal nuclear, mas nega a possibilidade de uma ação militar contra o país --de acordo com uma exigência da China e da Rússia.

Ficam banidas a importação e exportação de materiais e equipamentos que possam ser usados para fabricar armas nucleares ou mísseis balísticos.
A resolução exige ainda que todos os países congelem bens de pessoas que colaborem com o programa de armas da Coréia do Norte.

Os Estados Unidos, no entanto eliminaram a proibição total à venda de armas convencionais (É claro !! São eles mesmo que vendem. Os Estados Unidos cegos pela ganância, não querem deixar de vender armas mesmo aos seus inimigos !)
Alternativamente, a resolução embargou apenas o comércio de equipamentos pesados como tanques, navios de guerra, aviões de combate e mísseis.
Foi "solicitado" também que os países inspecionem a carga que entra e sai da Coréia do Norte de forma a impedir o tráfico ilegal de armas de destruição em massa e mísseis balísticos. No texto da resolução, a palavra "decide" foi trocada por "solicita", de forma a aliviar a sanção que não agradou a chineses e russos.
Agora é que vem o perigo ! Veja o que respondeu a Coréia do Norte

Na quinta-feira (12), a Coréia do Norte ameaçou realizar mais testes nucleares e tomar "medidas físicas" contra os EUA caso prossigam as "atitudes hostis".
"Se os EUA pressionarem nosso país, insistindo em nos prejudicar, tomaremos medidas físicas", informou o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em um comunicado.
O governo não especificou, no anúncio, que tipo de medidas seriam tomadas.O vice-presidente norte-coreano, Kim Yong Nam, afirmou que futuros testes nucleares dependerão "da política do governo americano".

Perigo. Perigo. Eu não quero guerra.

1 comment:

Anonymous said...

Eu não sou a favor do ditado "manda quem pode, obedece quem tem juízo", mas existe um quê de importante na noção de quem detém os poderes.

Eu discordo da posição tomada pela maioria das pessoas, de que ONU não tem pulso. Eu não vejo outra forma de agir.

A diplomacia é limitada e atualmente vivemos uma dependência financeira enorme. Não é apenas uma medo de poderio bélico, muito mais do que isso, é um medo de mercado, um medo de quebra total do sistema financeiro dos países.

Então tenta-se impedir, mostra-se para o público que as posições diferem e fica à cargo da opinião mundial entender as escolhas feitas pelo Conselho de Segurança.

Mas impedir, e retaliar decisões de países do Conselho, em especial EUA e China é, no momento, inviável e impensável, a não ser que queriamos ir para a guerra das guerras.

Pode não ser bonito, pode não ser correto, pode ser até servil, mas a quebra de algumas estruturas necessitam de inteligência e paciência, muito mais do que ações e retaliações.

te amo
M