Friday, November 24, 2006

Que sufoco !


O velejador britânico Alex Thomson, que participava da regata de volta ao mundo em solitário 5 Oceans, foi resgatado na manhã desta sexta-feira no oceano Austral, um dos mais perigosos do planeta, por seu compatriota Mike Golding. No final da manhã de quinta-feira, Thomson anunciou que iria abandonar seu barco, o Hugo Boss, após sofrer problemas estruturais. Durante a madrugada, o veleiro virou com danos no sistema da quilha. O velejador estava dormindo dentro da cabine no momento do acidente e foi jogado longe de sua cama, mas não se feriu. Ele conseguiu deixar a cabine, baixar as velas e, com isso, o barco voltou à posição normal. Horas depois, Thomson anunciou a decisão de abandonar a embarcação.Mike Golding, segundo colocado na regata e o competidor que estava mais próximo a Thomson, deu meia volta para tentar o resgate apesar dos ventos fortes e das altas ondas na direção contrária. Em comunicado, os organizadores da corrida disseram que o resgate de Thomson durou aproximadamente duas horas. "O salvamento foi dramático, especialmente pelas duras condições do oceano. O êxito no resgate é uma prova de profissionalismo e coragem". Golding, que passou a noite vigiando o barco do adversário, descreveu a operação de resgaste como "muito assustadora". Agora ambos estão em direção a Fermantle, na Austrália. A organização da competição informou também que Mike Golding poderá voltar ao campeonato e não será penalizado por ter voltado seu percurso para o salvamento ao compatriota. Seu tempo de regata foi paralisado a partir do momento em que deu a volta. O vencedor da prova não será o primeiro a completar o percurso, e sim quem conseguir o menor tempo cronometrado.O acidente no veleiro de Thomson foi causado por uma falha estrutural no sistema de quilha de seu veleiro. A quilha é uma estrutura pesada, que fica embaixo da água e dá estabilidade aos barcos. No barco do inglês, a quilha é basculante e se move lateralmente, através de um sistema hidráulico, para dar ainda mais estabilidade ao barco.

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