Friday, September 01, 2006

Incompetência


COB lança candidatura do Rio para Olimpíadas de 2016. É verdade !! Acreditem, por mais absurda que a notícia pareça, sim é verdade ! Não bastou a incompetência mostrada a ODEPA, agora o RJ quer mostrar incompetência também para o COI. Me desculpem a quantidade de siglas, mas vou postar mais uma. O COB quer brigar com a CBF. Tudo porque com a decisão, o COB entra em rota de colisão com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que pretende organizar a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Nossa ! Eu vivo num País sem outros problemas e não sabia ! Viva o Pan, viva a Olimpíada, viva a Copa o Mundo ! Vamos trazer todos para o Brasil, aliás, podíamos nos candidatar também ao Oscar... sim porque não ? Vamos trazer a cerimônia do Oscar ao Brasil !!
O COB acha que agora tem um trunfo, contratou a empresa de consultoria internacional Event Knowledge Services. (Quem ? Seria um braço da MSI ?) O representante da empresa, Craig McLatchey (!!) disse que a beleza do Rio e a fama da cidade como portal da América do Sul podem fazer a diferença.(!!!!!)
No entanto, McLatchey alertou que o Rio tem problemas sérios para resolver, como melhora na infra-estrutura e nos transportes públicos. Além disso, as questões da segurança pública foram apontadas anteriormente como uma das causas dos fracassos anteriores do Rio. (!!!)
Não fui só eu que percebi isso né ? O RJ não tem, segundo a empresa, nada, nada e nada. Ah.., desculpem, tem a beleza natural. (!!)
É ... beleza é que põe a mesa. Então que vá para o espaço toda aquela história de ultrapassar obstáculos, vencer desafios, superar seus limites - frases muito bem colocadas quando se fala de grandes competições épicas como a Olimpíada, Pan e Copa do Mundo. Vá para o espaço tudo isso, se a própria organização premia a beleza ao invés da competência. Então que se premie a incompetência. O RJ teve a chance de superar seus obstáculos. Não mostrou que consegue.

Essas competições podem até futuramente trazer benefícios - embora ainda fique em dúvida - tudo que foi erguido em Atenas se transformou em elefantes-brancos no meio do nada, espalhados pela cidade. Os apartamentos da vila olímpica do Pan do RJ serão "explorados" pelas grandes imobiliárias (casas populares ? Balela !!), destruiram o autódromo de lá. Onde estão as estações de metrô que seriam construídas ? Não saíram do papel. O dinheiro previsto ? Acabou faz tempo. Agora é verba federal em cima de verba federal. O dinheiro do seu imposto está indo para as obras do Pan. Educação ? Deixa pra lá, vamos investir no Pan, depois de alguns joguinhos aqui outra medalha ali, ninguém vai mais lembrar disso. Deixa pra lá ...

Incompetência custa caro, mais caro que imaginamos.

1 comment:

Marina said...

Em um país que se esquece das falcatruas políticas e prefere assistir à 24 horas de cobertura da Copa do Mundo, não é difícil entender como um projeto como o Pan pode ter tantas falhas.
Tantas verbas desviadas(!obviamente, de praxe), tanto atraso...
Devíamos lançar algum tipo de "Manual Brasileiro Enrolation Tabajara", somos experts nisso.