Tuesday, September 26, 2006

Pra mim ... farinhas iguais de sacos diferentes



Veio do Blog de Luis Nassif

(Comentarista econômico da TV Cultura)

Clichês de campanha
Pessoal
Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Comparar o desempenho econômico do país de Lula ao de Fernando Henrique é contrapor ao roto, o esfarrapado. Não há crescimento há 12 anos. Nos dois governos, as reformas micro-econômicas caminharam a passo de tartaruga – embora no de FHC tivesse sido aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e definido o modelo das agências reguladoras. Foram bons passos. Mas se deixou uma infra-estrutura em frangalhos, contas públicas claudicantes, setor externo sofrível. De Lula para cá só mudou o setor externo por conta da explosão dos preços das commodities e a desvalorização cambial de 2002. Na verdade, Lula jogou pela janela a desvalorização cambial.
Por outro lado, tem sido repetido à exaustão que o “Bolsa Família” não exige contrapartida dos beneficiários. Exige sim e há um monitoramento muito bem feito, inclusive com o auxílio do MEC, do IBGE da FGV-RJ e do economista Ricardo Paes de Barros – considerado o “papa” dos “focalistas”, defensores de políticas sociais focadas, que sempre foi apresentada como a alternativa racional às políticas universais.


++ Bom, pra falar sobre este post, sempre não vi muita diferença no desembaraço político dos dois governantes. A grande crítica quanto a FHC (que sempre achei injusta, por achar que o País precisa de uma boa imagem internacional), por parte da oposição (então o PT) era a questão das viagens. Mas graças a elas, postos de destaque na ONU foram conquistados, uma imagem nova do Brasil foi assesgurada e graças a essas viagens a posição de destaque do Brasil no cenário internacional foi tal, que o País encabeça o (agora em muletas) Mercosul. Bom, Lula fez o mesmo que criticava, viajou inúmeras vezes, colocando em prática o que questionava, e colocando em prática seu tão disseminado pensamento. ""A "posição" da oposição é criticar"" - pensamento antiquado e pobre ao meu ver. por outro lado as ações socias - ou posições com fins eleitoreiros (como hoje os direitistas de oposição esbravejam) sempre fizeram falta no governo FHC. Acho que o mais correto é achar o meio termo, mas é aí que mora a interrogação. Quem se encaixa ? Lula e FHC são sim as mesmas farinhas, porém em sacos diferentes. Sacos com cores diferentes e de diferentes formatos. Mas farinhas com os mesmos tamanhos de grãos e que se rendem a certos conxavos políticos e a certas ações partidárias afim de uma continuidade política para os seus. O dia em que o governante pensar no hoje, e não na eleição de amanhã, quem sabe possamos pensar em melhorias ?
++ Querem saber um detalhe interessante. Depois que escrevi a minha opinião sob re o post, fui procurar alguma imagem para ilustrá-lo. No google imagens, digitei "farinha em saco". E a foto que surgiu foi a que inclui neste post. Interessante ...

1 comment:

Anonymous said...

Por isso quero negar as farinhas e ver se mais pra frente aparece algum bolo pronto que mereça o meu voto.
Bjs
M