Wednesday, September 06, 2006

O poderoso chefão


Essas histórias sobre poderosos chefões da máfia, seja a italiana ou mesmo a de Chicago, sempre me fascinaram de certa forma. Em Chicago adoraria ter um daqueles antigos Ford, ter uma daquelas metralhadoras no carro e andar de sobretudo. Romantismos sendo deixados de lado, o jogo do Brasil contra a Argentina em Londres durante a última semana teve alguns indícios de uma máfia parecida. O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou uma foto de um dos camorotes do estádio. Lá estavam todos juntos, Kia Joorabchian, Alberto Dualib, Boris Berezovsky e Neil Bush (irmão do atual presidente norte-americano). Juntando todos esses personagens que história para contar ... e o quanto longe dá para chegar. Vamos pegar um fiozinho desta meada. Kia é contratado da misteriosa MSI, empresa de gerenciamento esportivo com sede em Londres e com braços, pernas e mãos (principalmente mãos) em diversos países. Boris é um dos homens mais ricos do mundo, dizem que é o "capo", o chefe da máfia russa. Conseguiu asilo político em Londres e já é parceiro de negócios do bilionário Roman Abramovich, dono do Chelsea, equipe da capital britânica. Boris "quebrou" a companhia aérea russa Aeroflot entre outras tantas empresas da Rússia e se aproveitando do péssimo estado atual político e econômico do país, ficou mais rico. Ele é dono de alguns times de futebol, como por exemplo o inglês Arsenal. Lógico que não poderia ser diferente, está aí o esporte que alguns tem como paixão sendo usado mais uma vez como forma de liderança política e sendo palco de manobras econômicos. Está sendo este "esporte" mais uma vez manobrado para conveniência de alguém, está sendo assim agora e vem sendo assim há anos e anos, em âmbito nacional e internacional. Enfim, mas isso deixo pra falar em outro post.
A verdade é que agora, dois jogadores contratados pela MSI e que estavam no Corínthians foram transferidos para a Inglaterra, para o tradicional West Ham United (detalhe,para mim soa muito estranho um time que se chama "Presunto do Oeste", mas enfim..) A imprensa inglesa se surpreendeu com a chegada de Tevez e Mascherano em um time tradicional, mas modesto, quebrado e que há muito tempo não disputa com possibilidades reais algum título.
O que se comenta é que o time estaria sendo comprado por Boris e o empresário georgiano Badri Patarkatsishvili, este último um outro "capo", com um patrimônio estimado em 200 milhões de dólares, que teria enricado da mesma forma que Boris. Badri, entre outras empresas "quebrou" a estatal russa de petróleo, e hoje é até proibido de circular na Rússia, e mais, é proibido de sobrevoar o país, ele tem a ameaça de ser abatido em próprio vôo. Coisa muito boa parece não ser não. Mas, enfim os dois estariam juntos na compra deste time. Agora veja também onde o Corínthians se amarrou e onde acha que vai levar alguma vantagem. Neste caso, enquanto os líderes corinthianos estão indo com o milho, a MSI já está voltando com a pipoca. Mas, a verdade já é sabida, assim também como o desfecho disso tudo, o torcedor idiota é quem ficará mais uma vez chorando pela derrota de seu time e agredindo um outro torcedor, enquanto os líderes dos dois lados (porque nenhum deles sairá perdendo) ficarão contando os "louros" dessa parceria rentosa para alguns.
No entanto, a parte mais obscura dessa conversa vem agora, onde entra Neil Bush. Boris é acusado de venda clandestina de armas e tecnologia das próprias, coisa pesada, e essa aproximação de Boris com os Bush nos dá um belo enredo. Você se lembra que Michael Moore já mostrou no "11 de Setembro" a ligação de Bush até mesmo com a família Laden, então por que da surpresa da ligação dele com um vendedor clandestino de armas ? Isso já gerou até mal estar nos Estados Unidos, "George" foi indagado sobre a relação de seu irmão com Boris, e o presidente obviamente se esquivou - afinal, é a "ligação" com o irmão dele, "não com ele".
Ou seja, de onde vem a grana para a compra destes jogadores e outros tantos ? Por que os salários dos jogadores são "divulgados" como tão altos ? Por que os valores das transferências são exorbitantes ? Seria lavagem de dinheiro ? Viria a grana de negociações inescrupulosas ? Não sei ... tire suas conclusões. Eu tenho as minhas.
Que estranho... que estranho. Relações estranhas ... relações estranhas. É, mas deixa rolar .. é só futebol... só futebol, não é ?

1 comment:

Marina said...

A máfia geralmente é composta por um grupo de pessoas de uma mesma região, de um mesmo país.
Como podemos chamar uma "máfia" internacional repleta de figurões poderosíssimos??
Tucanaram a Máfia...